PSICOTERAPIA 

Psicoterapia é um processo estruturado, colaborativo e focado em ajudar um individuo, casal ou grupo a identificar, tratar e promover mudanças duradouras nas questões cognitivas, emocionais e comportamentais que impactam em nossas vidas.

Como acontece: de 1 a 5!

1. Avaliação Diagnóstica

Levantamento de dados sobre a queixa e história pessoal, aplicação de questionários, inventários e/ou testes psicológicos. Diagnóstico e criação de um plano de tratamento personalizado.

2. Psicoeducação

Educação: sobre o diagnóstico realizado, causas e sintomas; sobre alternativas, critérios e técnicas de tratamento assim como previsão de duração do tratamento.

3. Tratamento

Aplicação de ferramentas e técnicas comprovadamente eficientes de acordo com o que se planeja tratar.

4. Tarefas de casa

Atividades que devem ser realizadas entre uma sessão e outra, para aumentar a eficiência do tratamento e estender as habilidades aprendidas para todas as áreas da vida do paciente.

5. Prevenção de recaídas e alta

Na fase final do tratamento se reduz a frequência das sessões e é trabalhada a ampliação das respostas autônomas diante dos desafios futuros. O que se almeja é que o paciente aprenda a ser o próprio terapeuta.

COMO FUNCIONA?

- Funciona com a aplicação de um tratamento que é realizado com ferramentas e técnicas cientificamente validadas e com comprovada eficiência baseadas na teoria cognitiva comportamental.

- Funciona em sessões de aproximadamente 50 minutos cada e habitualmente ocorrem uma vez por semana. É possível realizar um tratamento entre 08 e 24 sessões em média, dependendo do que será tratado.

 

- Funciona de maneira colaborativa, no qual o psicólogo prove um ambiente de suporte e confidencialidade, aplicando seu conhecimento profissional e o paciente se compromete em se esforçar conscientemente para que juntos desenvolvam no paciente um padrão mais saudável de pensar, sentir e agir.