Saúde Mental é frequentemente reduzida à presença ou ausência de doenças mentais ou ao fato de ser feliz. Para notarmos o quanto essa concepção é errônea, basta dividirmos as palavras do conceito.

Sabemos que saúde é um conceito amplo e integral que se traduz em bem estar e promove o cuidado com a promoção e prevenção e não somente com o tratamento e cura. Desta maneira cada um de nós se torna responsável pelo desenvolvimento e promoção de nosso próprio bem estar através da procura por uma forma balanceada de viver. Isso é muito bem aplicado a nossa saúde física, mas porque não aplicamos à nossa saúde mental?

Saúde Mental, o que é? 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é “o estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza as suas capacidades, pode fazer face ao estresse normal da vida, trabalha de forma produtiva e frutífera e contribui para a comunidade em que se insere”.

 

Para tornar esse conceito mais fácil podemos dizer que saúde mental é ser cognitiva, emocional e socialmente saudável. Ou seja, cuidar da nossa saúde mental é cuidar da maneira como pensamos, sentimos e desenvolvemos nossos relacionamentos - e não apenas ter ou não uma doença mental.

Por que cuidar da Saúde Mental?

Uma saúde mental má ou enfraquecida pode causar sofrimento, impacto no funcionamento normal do dia-a-dia e dos relacionamentos e está associada a condição de risco para o desenvolvimento de doenças físicas e mentais. 

Em contrapartida uma boa ou enriquecida saúde mental está associada ao aumento de aspectos cognitivos como aprendizado, memória e criatividade e comportamentais como aumento de produtividade, aumento de relações sociais positivas e está associada com a melhor saúde física. 

Cuidando da saúde...

Muitos de nós dedica tempo e energia para manter a saúde física, através de boa alimentação e exercícios físicos, por exemplo. Porém, nós ainda mantemos certa ignorância quanto a importância de cuidar da saúde mental e tendemos a não dedicar nossa energia para o assunto até que alguma coisa vá errado!

Por que é importante falar sobre saúde mental?

Diferentemente de aspectos físicos, aspectos mentais se apresentam nos pensamentos, sentimentos, emoções e também nos nossos comportamentos. Como tais aspectos são, apesar de universais, individuais é preciso falar sobre eles. Ao compartilhar, podemos entender, organizar e normalizar os mesmos, isso permite-nos estar mais próximos do termo correto de saúde mental.

Bem estar em Mente

Embora a saúde mental seja complexa por envolver muitos aspectos, fatores de risco e fatores de proteção, mas assim como a saúde física, ela é um ciclo continuo, na qual passamos por "baixos e altos" nos diversos momentos de nossas vidas, devido principalmente a hábitos individuais, circunstâncias externas e predisposições genéticas ou vulnerabilidades biológicas. 

Contudo é escolha de cada um de nós cuidar da nossa saúde mental e ajudar as pessoas próximas a nós a fazer o mesmo. Para isso basta estarmos dispostos a dedicar tempo e energia para entender e melhorar a forma como pensamos, sentimos e agimos.

Sobre

Na WellMind trabalhamos para conectar pessoas e organizações com o bem-estar em mente. Acreditamos no potencial humano, na atenção a saúde mental e no desenvolvimento de competências comportamentais através da psicoeducação.

Links Importantes

Código de Ética do CFP

Resolução CFP N° 011/2012

Conselho Regional Santa Catarina

Conselho Federal de Psicologia - cadastro de sites aprovados pelo conselho para exercício dos atendimentos

Contato

contato@wellmind.com.br

+55 47 9 9931-2091

Rua XV de Novembro, Ed. Hering, nº. 759

Sala 1004, Centro, Blumenau

  • Facebook Social Icon
  • LinkedIn Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram ícone social

WELLMIND PSICOLOGIA E GESTÃO DE PESSOAS CRP 12/0527 - PJ