top of page

4 Coisas que você deve saber antes de escolher um Psicólogo.


As vezes, nos fazemos algumas perguntas antes de buscar um(a) psicólogo(a), veja aqui 4 respostas para 4 perguntas mais comuns.

 

Psicoterapia custa caro ?


Os honorário de um psicólogo estão alinhados com profissionais similares, como dentistas e nutricionistas. Normalmente, esses valores ganham uma redução quando se faz um pacote de sessões.


Mas a questão não é quanto custa, mas sim quanto vale!


O investimento, muitas vezes, se equivale com o que você gasta com festas, roupas, aparelhos digitais, entre outros. E, se você pensar, essas coisas são caras, mas ao mesmo tempo nem tanto, não é mesmo? Se lhe trouxer benefícios, você verá o valor investido com outra perspectiva.


O sexo e a idade do psicólogo importam?


Isto depende de você.


Em termos de competência profissional o mais importante é a formação/conhecimento e a técnica do profissional.

Mas, a relação psicoterapêutica deve ser caracterizada por confiança e entendimento. Sentir-se desconfortável com um psicólogo de um ou outro sexo ou de uma ou outra idade poderia inibir o processo psicoterapêutico. Portanto, você deve sentir-se à vontade para procurar um psicólogo do sexo masculino ou feminino e de uma certa idade se o preferir.


A abordagem teórica do psicólogo importa?


Existem diversos estudos que demonstram que para certos tipos de problemas, algumas abordagens são mais eficazes do que outras. Por isso, conversar com o psicólogo, ou buscar estudos, sobre as estatísticas pode ser muito benéfico.


AGORA – você já foi a dois nutricionistas que te passaram orientações muito parecidas, mas a condução de um profissional fez toda diferença e te ajudou mais? Você já utilizou um medicamento comprovadamente eficaz para algo, mas que pra você deu efeitos colaterais e assim trocou por outro “menos eficaz” ou com menor tempo de resposta, mas que te fez muito bem?


Cada cliente é um ser humano único, psicoterapia é tanto ciência quanto arte. Requer habilidade do psicólogo para que a condução seja adequada ao cliente.


O que procurar ao procurar um psicólogo? Considerações iniciais.


• Cordialidade pessoal, escuta ativa e preocupação sincera.


• Empatia e entendimento.

[endif]

• Autoconfiança e clareza sobre métodos e objetivos.


Tente verificar se será capaz de conversar com o profissional de maneira franca e não defensiva. Julgamentos nãos podem acontecer, mas que fique claro, existe diferença entre não julgar e “passar a mão na cabeça”. Entenda que em vários momentos o processo poderá ser angustiante, mas existe um equilíbrio entre o “doce e o amargo” é assim que os objetivos vão sendo conquistados.


Quando tudo for dito e feito, você deve gostar e ter confiança no seu psicólogo(a). Se isso não ocorrer, não quer dizer que ele não seja competente, mas apenas que não é “o seu psicoterapeuta”.



Posts Recentes
Procurar por tags
Nenhum tag.
Agende sua Consulta

contato@wellmind.com.br

Telefone e Whatsapp:

(47) 9931-2091

Endereço: Rua XV de Novembro, 759, Sala 1004, Ed. Hering, Centro, Blumenau/SC

bottom of page